Pedra Charoíta – A Charoíta é a pedra da transformação. Estimula a visão interior e as revelações espirituais.
PROPRIEDADES FÍSICAS
A Pedra Charoíta, também conhecida como Caroíta é um mineral silicato raro com uma complexa composição química de fósforo, cálcio e sódio. É considerado uma pedra relativamente jovem pois só foi introduzida a nível comercial a partir de 1978 e foi descoberta em meados dos anos 40. Apesar de a charoíta pura ser um mineral distinto, a que conhecemos hoje em dia é tecnicamente definida como rocha assim como o lápis-lazúli. No entanto, diferentemente do lápis-lazúli, a composição da charoíta é quase pura, podendo conter traços leves de feldspato, egirina e tinaksite.
Em se tratando de beleza, a charoíta é um dos minerais mais belos disponíveis no mercado hoje. De fato é comumente descrita como “estranhamente bela”, particularmente devido às suas características especiais. As cores da charoíta não permitem confusão e podem ir do lilás lavanda, violeta claro ao roxo. A maioria das charoítas exibem variados tons de violeta em um exclusivo padrão. Os turbilhões de padrões são considerados a assinatura da charoíta e são o resultado do enganchamento de complexos cristais fibrosos. Em muitos casos, charoíta pode ocorrer também com traços de verde, preto e laranja como resultado das impurezas de tinaksite e egirina formadas com a pedra.
ORIGEM
Seu nome provém do rio Chara localizado no Deserto de Chara, local de beleza incrível onde foi descoberta. Até os dias de hoje, o complexo Murum, na República de Sakha, na Sibéria, tem sido a única mina de charoíta. Ela se forma dos depósitos de calcário transformados pelo calor, pressão e infusão de produtos químicos explosivos, fenômeno conhecido como “metamorfismo de contato”. Por ser um fenômeno bastante comum se considera algo estranho o fato da charoíta ser encontrada em apenas uma pequena região do mundo.
ATRIBUTOS
A Pedra charoíta é uma pedra de transformação. Trata-se da pedra da alma que supera o medo. A pedra charoíta estimula a visão interior e as revelações espirituais e ajuda na adaptação a grandes mudanças no nível espiritual. Para facilitar essa transição, ela unifica os chacras do coração e da coroa, limpa a aura e estimula o amor incondicional. Essa pedra estimula a mudança vibracional e estabelece uma ligação com realidades superiores. Ao mesmo tempo favorece a cura física e emocional, além de ajudar-nos a aceitar que o momento presente é perfeito do jeito que é.
Do ponto de vista psicológico, a charoíta integra “qualidades negativas” e nos ajuda a aceitar com mais facilidade outras pessoas. Ela alivia medos profundos e é particularmente útil para quem quer superar a própria resistência ou ver as coisas em outra perspectiva. Ela nos dá impulso, vigor e espontaneidade e é capaz de reduz o estresse e a preocupação excessiva, inspirando uma atitude descontraída. A charoíta pode ser usada para superar compulsões e obsessões. Pelo fato de harmonizar o chacra da coroa, ela nos ajuda a vencer o sentimento de alienação e frustração.
Do ponto de vista mental, a charoíta estimula a observação e a análise e nos ajuda a usá-las para tomar uma decisão rápida. Ajuda qualquer pessoa que esteja se deixando levar pelos pensamentos e programas de outras pessoas, em vez de defender as próprias opiniões.
Do ponto de vista espiritual, a charoíta ancora o eu espiritual na realidade do dia a dia e estimula um caminho de serviço pela humanidade. Essa pedra abre e equilibra o chacra da coroa, possibilita visões reveladoras de vidas passadas e sugere maneiras de abordar o carma no nível pessoal e coletivo.
SIGNOS – Escorpião e Sagitário.
Fontes: “A Bíblia dos Cristais” de Judy Hall (link para http://www.judyhall.co.uk/); Gem Select (link para www.gemselect.com) e All Russian (link para http://allrus.me/unique-russian-mineral-charoite/)