A Obsidiana é um vidro natural obtido de lava vulcânica que se esfriou rapidamente, sem ter tido tempo de cristalizar-se.
Segundo a cristaloterapia, a obsidiana tem a propriedade de revelar o que está oculto, sendo capaz de clarear ideias e trazer à tona sentimentos e traumas que tem estado adormecidos no nosso inconsciente.
A obsidiana não absorve a luz, a atrai e reflete, preservando e retendo a sua força dinâmica. Propicia a transformação da consciência. Sua mensagem é clara, mesmo nesse mundo material é possível aceder à luz.
A força transformadora da obsidiana é extremamente poderosa para a meditação, abrindo o terceiro olho ao conhecimento da verdade. Por isso é também conhecida como “a pedra da verdade”, ou “pedra da justiça”. Ajuda, portanto, a conhecer as debilidades e ilusões do nosso ego pessoal, a refletir e transmutar. Em conjunto com quartzos cristal, verde ou rosa é útil no tratamento de depressão e angústia.
Também conhecida como “Lágrima de Apache”, sendo considerada símbolo de poder, riqueza e êxito pelos índios norte-americanos.






A obsidiana pode facilitar a volta às vidas passadas para curar emoções reprimidas ou traumas arrastados até o presente. É intensamente protetora, formando um escudo contra a negatividade. Proporciona um fio enraizador desde o chacra base até o centro da terra, absorvendo as energias negativas do entorno e fortalecendo em tempos de necessidade. Ajuda pessoas muito sensíveis, bloqueia ataques psíquicos e retira as influências espirituais negativas.
Psicologicamente, a obsidiana te ajuda a saber quem você realmente é. Nos coloca cara a cara com nossa própria sombra e nos ensina a integrá-la. Ela ajuda, também, a identificar os padrões de comportamento defasados. Fomenta as qualidades de fortaleza e compaixão.
Seu maior dom é permitir ver as causas das enfermidades e digerir situações difíceis de aceitar.
Dentre suas diferentes variedades mais conhecidas estão: obsidiana negra, flocos de neve, lágrima de apache, mogno, dourada, arco-íris e manto huichol. Sendo essas três últimas merecidas de destaque por suas características e beleza. Por exemplo, a obsidiana dourada é indicada como aliada no trabalho com obsidiana negra pois dá mais coragem para enfrentar nossas sombras e avançar no trabalho de cura. Já a arco-íris e a manto huichol são indicadas em momentos de mudança onde o processo de desapego seja doloroso ou difícil. Ela nos permite manter nossa integridade energética em casos de antigas relações com fortes ataduras tóxicas. É também recomendada para estimular sonhos reveladores e ajudar entes queridos.