Neste post vamos ensinar os 4 pontos básicos de macramê mais usados para fazer jóias e acessórios. Você vai precisar de:
– Uma prancheta comum, tábua de MDF ou fórmica firme;
– Clips tipo borboleta para segurar os fios;
– Tesoura;
– Linha encerada
– Agulha de crochê número 10 (para ajudar a desfazer os nós caso seja necessário)
Nós utilizamos fio encerado número 4. É importante lembrar que, dependendo do tipo de linha que você utilizar, o resultado pode ser diferente do mostrado aqui pois pode variar a necessidade de mais ou menos força ao apertar os nós e a maneira de fazer acabamentos nas peças.
Ao iniciar no macramê, é esperado que seus nós não fiquem todos perfeitos mas não se apavore! Apenas a prática te trará firmeza e constância na força utilizada para apertar os nós e o resultado vai ficando cada vez melhor quanto mais tempo pratique. Muito cuidado para não apertar muito os nós, um aperto leve é suficiente para obter um trabalho limpo e homogêneo. Nós muito apertados costumam resultar em trabalhos com acabamento ruim.
Veja também…
História do Macramê
O Macramé se origina dos tecelões árabes do século XIII. A palavra deriva de "migramah" [...]
27 Comments
quero ler esse artigopontos básicos em macramê
Você sabia que a maioria dos trabalhos incríveis feitos em macramê que você já viu utilizam apenas 1, 2 ou no máximo 3 tipos de nós? A mágica do macramê está nas combinações criadas com esses nós. Com uma boa dose de criatividade você será capaz de criar peças incríveis combinando os 4 pontos que mostraremos a seguir:
1- Ponto de Montagem ou emenda simples (em inglês, Larks head):
Esse nó costuma ser utilizado para iniciar o trabalho em macramê, mas também serve para agregar fios durante a confecção de uma peça. Ou por ter cortado o fio curto demais no início, ou para acrescentar detalhes ao desenho no decorrer do seu trabalho (falaremos mais sobre esse assunto em outro post).
Ele é feito com um fio dobrado, ideal para iniciar peças ou fazer emendas quando você precisa que as duas pontas do fio fiquem para o mesmo lado.
2- Festonê duplo (em inglês, double half hitch)
Um dos pontos mais usados para a confecção de jóias em macramê, o Festonê Duplo também é utilizado para iniciar peças ou fazer emendas quando você precisa que as pontas do fio fiquem uma para cada lado.
Feito com no mínimo 2 linhas: uma faz o papel de guia (fica por dentro) e a outra se utiliza para tecer os nós. Com o Festonê Duplo é possível fazer várias variações de combinações, mudando sua direção ou a linha guia (mostraremos mais variações em outro post).
3- Ponto Plano ou Quadrado (em inglês, half square knot)
Um dos pontos mais conhecidos e utilizados do macramê, o Ponto Plano, pode ser feito continuamente sob as mesmas linhas-guias ou combinado com outros pontos planos criando uma espécie de malha.
Para tecer o ponto plano são utilizadas, no mínimo, 3 pontas de linha para uso contínuo, e 4 para malha.
4- Ponto Espiral
O Ponto Espiral é a metade de um Ponto Plano mas, ao invés de alternar o fio que passa por cima como no Ponto Plano, ele repete sempre o mesmo lado. A medida que o tecido gira ele vai formando uma espiral.
Pode ser feito com no mínimo 3 fios.
As peças abaixo foram confeccionadas com ponto Festonê Duplo e Ponto Plano.
Agora que você já conhece os pontos básicos do macramê…
Sugerimos que pratique bastante cada ponto. Experimente criar desenhos diferentes combinando os nós básicos e nos acompanhe por aqui pois em breve postaremos mais tutoriais e dicas super especiais 🙂 Você pode também deixar seu comentário com dúvidas e sugestões do que gostaria de aprender.
Agradecemos demais a sua participação!
Acompanhe também nosso canal no youtube e nossas redes sociais. 🙂 Até a próxima!
parabéns…o trabalho e dedicação de vcs em falar do macramê foi maravilhoso…
Eu que agradeço seu comentário… Fico muito grata em contribuir 🙂