A pedra da lua é uma pedra de novos começos.
Como o seu nome sugere, ela tem uma forte ligação com a Lua e com a intuição. Como a Lua, essa pedra é refletora e nos lembra de que, assim como a Lua míngua e cresce, tudo faz parte de um ciclo de mudanças. O seu mais poderoso efeito é acalmar emoções. A pedra da lua traz para a consciência o que está no inconsciente e promove a intuição e a empatia. Ela estimula os sonhos lúcidos principalmente na época da Lua cheia.
Ela é, por tradição, usada para intensificar as capacidades psíquicas e aumentar a clarividência. Pode ser usada como pingente para facilitar a aceitação de dons psíquicos. Ela também acalma reações exageradas a situações e gatilhos emocionais. A pedra da lua tem uma energia receptiva, passiva e feminina. Equilibra as energias femininas e masculinas e ajuda os homens que querem entrar em contato com seu lado feminino.
A pedra da lua abre a mente para impulsos repentinos e irracionais, para a capacidade de fazer descobertas importantes por acaso e para a sincronicidade. É preciso tomar cuidado para que essa pedra não nos leve a cair em ilusões, por nos fazer confundir o desejo com a realidade.
Essa poderosa pedra suaviza a instabilidade emocional e o estresse e aumenta a inteligência emocional.
Colocada sobre o plexo solar mostra padrões emocionais obsoletos, de modo que eles possam ser compreendidos e eliminados. Essa pedra promove a cura emocional profunda e combate distúrbios do trato digestivo superior que estão relacionados com o estresse emocional.
Além de ter um efeito poderoso sobre o ciclo reprodutor feminino, alivia tensões e problemas relacionados à menstruação. Essa pedra está ligada à glândula pineal e equilibra o sistema hormonal, estabiliza o desequilíbrio dos fluidos e regula o biorritmo. Ela também ajuda em casos de choque e pode ser usada para acalmar crianças hiperativas.