GEOLOGIA
Esmeralda é a mais preciosa pedra do grupo dos berilos. O nome provém da palavra grega “smaragdos” que significa “pedra verde”. Por definição, a coloração da esmeralda vem do cromo e vai de verde claro a verde bem escuro. Está entre as 4 pedras mais preciosas junto com o diamante, safira e rubi. Suas minas mais conhecidas estão na Colômbia, Brasil e África.
MITOLOGIA E HISTÓRIA
Muitas histórias fantásticas nasceram em torno dessa magnífica gema. Os Incas e Astecas a consideravam como uma pedra sagrada. No antigo Egito, faraós exploravam suas minas entre 3000 e 1500 a.c., mais adiante conhecidas como as “minas de Cleópatra”. As antigas e sagradas escrituras hindus, os Vedas, fazem referência à esmeralda e suas propriedades, acredita-se que traz boa sorte e bem-estar.
A esmeralda está presente em tesouros de várias partes do mundo.
ESOTERISMO
A esmeralda é a pedra sagrada da deusa Vênus e se acredita que preserva o amor. Ela tem sido por muito tempo considerada a pedra da esperança e da profecia. Ela atua também como tranquilizante para mentes muito agitadas, trazendo razão e sabedoria ao seu portador. A época onde suas propriedades se potencializam é na primavera.
Proporciona sorte nas questões amorosas. Acredita-se que dar uma esmeralda ao parceiro traz mais confiança e fidelidade na relação.
A esmeralda também é símbolo de fertilidade em muitas culturas. Na fé cristã, ela é símbolo de fé e esperança.
CURA
A esmeralda é usada por terapeutas para ajudar na saúde do coração. Seu poder é mais alto na lua cheia. Em algumas culturas se usa para tratar qualquer problema na visão deixando-a de molho em água durante a noite e aplicando essa água nos olhos no dia seguinte.
A esmeralda é uma pedra de harmonia, sabedoria e amor. Ela pode servir como ponte entre duas pessoas pois vibra puro amor.
Fontes: gemselect.com crystal-cure.com




