RESUMO

O citrino é um poderoso purificador e regenerador. Ele absorve, transmuta, dissipa e ancora a energia negativa, Essa pedra dinâmica ensina como manifestar e atrair riqueza e prosperidade, sucesso e todas as coisas boas da vida.

ATRIBUTOS

O citrino é um poderoso purificador e regenerador. Carregado com a energia do Sol, é uma pedra extremamente benéfica. Ela aquece, revitaliza e é altamente criativa. É uma dos cristais que nunca precisam passar por uma limpeza. Ele absorve, transmuta, dissipa e ancora a energia negativa, além de proteger muito bem o ambiente. O citrino energiza todos os níveis da vida. Como protetor áurico age como um sistema de alerta de modo que possamos tomar providências para nos proteger. Ele tem a propriedade de purificar os chakras, especialmente os do plexo solar e do umbigo. Ativa o chakra da coroa e abre a intuição. Purifica e equilibra os corpos sutis, alinhando-os com o físico.
O citrino é uma das pedras da abundância. Essa pedra dinâmica ensina como manifestar e atrair riqueza e prosperidade, sucesso e todas as coisas boas da vida. O citrino é uma pedra de felicidade e generosidade, e nos estimula a compartilhar o que temos e ainda assim conservar nossos bens. Ela tem o poder de transmitir alegria a todos que a contemplam. Desânimo e negatividade não tem lugar com o citrino. Trata-se de uma pedra útil para amenizar discórdias dentro de um grupo ou família.
Do ponto de vista psicológico, o citrino aumenta a auto-estima e a auto-confiança e combate tendências destrutivas. Acentua a individualidade, aumenta a motivação, ativa a criatividade e encoraja a expressão de nós mesmos. Ele nos torna menos sensíveis, principalmente à crítica, e nos estimula a agir com base na crítica construtiva. Ajuda-nos a desenvolver uma atitude positiva e olhar o futuro com otimismo, seguindo o fluxo, em vez de nos prender ao passado. Essa pedra nos leva a apreciar experiências novas e nos estimula a explorar todas as alternativas até encontrarmos a melhor solução.
Do ponto de vista mental, o citrino aumenta a concentração e revitaliza a mente. É excelente para combater a depressão, o medo e as fobias. Promove a calma interior, de modo que a sabedoria possa vir à tona. Ajuda-nos a digerir informações, analisar situações e dar a elas um rumo positivo. Essa pedra desperta a mente superior. O uso de um pingente de citrino nos ajuda a superar a dificulade de expressar sentimentos e pensamentos.
Do ponto de vista emocional, o citrino promove a alegria de viver. Ele libera traços de caráter negativos, medos e sentimentos nos níveis mais profundos. Ajuda-nos a superar o medo da responsabilidade e a raiva. Essa pedra também nos auxilia a seguir o fluxo dos sentimentos e a nos tornar mais equilibrados emocionalmente.
Do ponto de vista físico, o citrino confere energia e vigor ao corpo físico. É útil para pessoas que são particularmente sensíveis ao ambiente e a outras influências exteriores.

CURA

O citrino é uma pedra excelente para trabalhos de energização e para recarregar as nossas baterias. É extremamente benéfica nos casos de síndrome de fadiga crônica e de doenças degenerativas. O citrino estimula a digestão, o baço e o pâncreas. Combate infecções nos rins e na vesícula biliar, ajuda nos problemas de visão, aumenta a circulação sanguínea, desentoxica o sangue, ativa o timo e equilibra a tireóide. Aquece e fortifica os nervos. O citrino tem uma ação excretora: alivia a constipação e elimina a celulite. Como elixir, ajuda na solução de problemas menstruais e alivia os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, além de equilibrar os hormônios e amenizar a fadiga.

POSIÇÃO

Use nos dedos ou na garganta, em contato com a pele. O citrino, quando posicionado com a ponta para baixo, traz os raios dourados do espíritos para o plano físico. Posicione-o como for mais apropriado para a cura. Use uma esfera de citrino na meditação. Coloque-o no Canto da Abundância (canto esquerdo mais distante da porta da frente ou da porta principal de um cômodo) da sua casa ou estabelecimento comercial, segundo o Feng Shui, ou dentro da caixa registradora.